Psicossíntese

A Psicossíntese é uma abordagem psicológica de carácter espiritual* aplicada à educação e terapia, em termos de vivência pessoal e transpessoal, promovendo o conhecimento, a harmonização e a actualização do potencial humano, no contexto individual, social e universal. Fomenta a manifestação de quem somos no mais profundo, no mais íntimo, no mais alto e no mais abrangente de nós mesmos, considerando a complexidade a nível da personalidade e visando a síntese bio-psíquica a nível do núcleo espiritual que nos anima.

Existencialmente considerada, a Psicossíntese refere-se à expressão espontânea da vida, acompanhada de uma abordagem psicológica holística, tendo em vista a adequada e feliz expressão do potencial humano, individual e colectivamente considerado.

*A palavra espiritual é usada no seu sentido lato, incluindo deste modo, não apenas experiências religiosas específicas, mas todos os estados de consciência, todas as funções e actividades que têm como denominador comum possuírem valores mais elevados do que a média, tais como, éticos, estéticos, heróicos, humanitários e altruísticos.